segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Esta chegando a época mais linda do ano, NATAL,  nossas preocupações já iniciaram e queremos saber tudo sobre esta grande data.

Rabanada de Forno Light
Ingredientes:
 8 colheres (sopa) de adoçante próprio para ir ao forno,
 2 colheres (sopa) de essência de baunilha,
5 colheres (sopa) de água,
5 xícaras de leite desnatado,
16 fatias de baguete amanhecida,
Margarina light para untar a forma,
3 1/2 claras,
2 ovos.
Para polvilhar: 1 1/2 colher (sobremesa) de canela em pó,
1 1/2 colher (sobremesa) de adoçante em pó.

Modo de fazer:
             Cortar o pão em fatias. Reservar.
Misturar o leite, o adoçante e a baunilha. Reservar.
 Bater ligeiramente o ovo com a clara e a água, untar uma forma com a margarina light. Passar cada fatia de pão no leite e em seguida no ovo. Colocar as fatias na forma untada e levar ao forno bem quente de 10 a 15 minutos ou até dourar.
Retirar do forno e salpicar com canela e adoçante.


                         

Tradições natalinas: o Natal ao redor do mundo

As tradições envolvidas na comemoração do natal são muito antigas e foram se renovando no decorrer dos séculos. Durante esse tempo algumas culturas acabaram marcando suas festividades natalinas com aspectos regionais. Conheça algumas das tradições natalinas ao redor do mundo:

Tradições de natal na Suécia

Nos países escandinavos o natal tem seu início em 13 de Dezembro, data em que se comemora o dia de Santa Luzia. Nas festividades desse dia existem tradições natalinas muito peculiares como uma procissão em que as pessoas carregam tochas acesas. De resto, as tradições de natal suecas são muito parecidas com as do resto do ocidente.

Tradições de natal na Finlândia

Na Finlândia há a estranha tradição natalina de freqüentar saunas na véspera de natal. Outra tradição natalina na Finlândia é visitar cemitérios para homenagear os entes falecidos.

Tradições de natal na Rússia

Na Rússia o natal é comemorado no dia 7 de janeiro, 13 dias depois do natal ocidental. Uma curiosidade é que, durante o regime comunista, as árvores de natal foram banidas da Rússia e substituídas por árvores de ano novo. Segundo a tradição natalina dos russos, a ceia deve ter muito mel, grãos e frutas, mas nenhuma carne.

Tradições de natal no Japão

No Japão, onde só 1% da população é cristã, o natal ganhou força graças à influência americana, depois da segunda guerra. Por questões econômicas, os japoneses foram receptivos com algumas tradições, como a ceia de natal, o pinheirinho e os presentes de natal.

Tradições de natal na Austrália

Na Austrália o natal é usado para lembrar as raízes britânicas do país. Tal como na Inglaterra, a ceia de natal inclui o tradicional peru e os presentes de natal são dados na manhã do dia 25. Uma curiosidade: devido ao calor alguns australianos comemoram o natal na praia.

Tradições de natal no Iraque

Para os poucos cristãos residentes no Iraque a principal tradição natalina é uma leitura da bíblia feita em família. Há também o “toque da paz”, que segundo a tradição natalina do Iraque, é uma benção que as pessoas recebem de um padre.

Tradições de natal na África do Sul

O natal na África do Sul acontece durante o verão, quando as temperaturas podem passar dos 30 graus. Devido ao calor, a ceia de natal acontece em uma mesa colocada no jardim ou no quintal. Tal como na maioria dos países, tradições como árvores de natal e presentes de natal são quase obrigatórias.

Tradições de natal na Inglaterra

Na Inglaterra as tradições natalinas são levadas muito à sério. Não é à toa, já que o país comemora o natal há mais de 1000 anos. Presentes de natal, pinheirinhos decorados e músicas natalinas são mais comuns na Inglaterra que em qualquer outro país do mundo.

         



Receita de Pudim de Natal


Ingredientes:
260 g de pão
 250 g de açúcar
 100 g de amêndoas
 50 g de passas
 100 g de frutas cristalizadas
 1 colher de chá de canela
suco e raspa de 1 laranja
 125 g de margarina derretida
 1 cálice de rum
 5 ovos
 1 colher de leite
 margarina para untar a forma
açúcar para polvilhar
Modo de Preparar:
               Escalde as amêndoas, pele-as e corte-as em fatias ou compre já preparadas. Corte as frutas em pedaços pequenos. Peneire o açúcar. Corte o pão em pedacinhos, acrescente leite fervido, tape e deixe embeber bem. Quando estiver macio, esmague-o bem com uma colher de pau, junte-lhe os ovos batidos, as frutas todas, a margarina derretida, o suco e as raspas de laranja, a canela e o rum e misture bem. Unte uma forma com margarina, polvilhe-a com açúcar, leve para cozinhar em banho-maria por aproximadamente 30 min. Verifique se está cozido e deixe esfriar. Desenforme e sirva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário