sábado, 4 de dezembro de 2010

O GRANDE MISTÉRIO DOS TALHERES,

De volta à Cultura gastronomica... Hoje quero comentar sobre alguns instrumentos necessários à mesa.
Todos os seres humanos de nosso planeta devem se alimentar  para sobreviver...O fato que nós , seres humanos, utilizamos os utensílios para comer nos distingue de outras espécies vivas...Geralmente, as refeições são utilizadas com um garfo, uma faca e uma colher.Isto pode parecer tão comum, né??? Mas isso existe toda uma história e modo de vida!!!

Quer saber um pouquinho?
O uso de garfos à mesa começou no século XI, en  Veneza, na Itália. E no fim do século XVI o garfo  foi  introduzido na França pelo Henri III.  Os garfos continham apenas dois dentes e eram utilizados para comer as carnes .. Com o tempo foi modificando e somente no reinado de Luis  XIV  que os garfos foram tomando a forma tradicional de 3 a 4 dentes .


Já o uso da colher é muito mais antiga... Os homens na pré-história serviam-se de mariscos e o material era de silex - tipo de madeira. E os Egipcíos usam as colheres em bronze  e em marfim. Os gregos tinham as colheres de madeiras especiais para comerem os ovos. 

A primeiríssima faca remota também na pré-história . Isto não era uma simples lâmina estreita.As facas eram utilizadas como instrumento de armas e caça...Os romanos que fabricaram as primeiras lâminas em aço. Já na Idade Média existia uma grande variedade de facas: as facas para caçar, as facas destinadas aos usos domésticos, enfim adaptaram às suas necessidades... 

Na sociedade, logo que surgiram os utensílios à mesa  foi criado um "certo escandalo" com os utensílios do garfo. Causou impacto!


Tanto é que o garfo foi considerado profano pelos padres venezianos, que recomendavam “o uso dos dedos dados ao homem por Deus”.  E esta mudança só reapareceu na Itália no século XIV. Na renascença italiana, as boas maneiras à mesa ficaram mais refinadas e exigiam o uso de garfos. Mesmo assim, o novo hábito custou a pegar. O povo achava que usar garfo era desnecessário. O preconceito só desapareceria de uma vez por todas depois da Revolução Francesa.E , portanto, os talheres contribuiram para a nossa sociedade. A utilização destes utensílos é muitos mais higiênica do que se alimentar de um prato coletivo com as mãos....concorda? E antes disso, evidentemente isso acontecia diariamente ao se alimentar!


Atualmente, existem pessoas que não se importam muito com os detalhes dos talheres, álias, elas nem percebem o seu tipo de talher quando vão aos restaurantes, ou  vão almoçar na casa dos amigos e parentes. Contudo , no meu ponto de vista, os talheres são peças importantes para degustar os alimentos.. 

Se perceber a presença destes "queridinhos" verá que os talheres variam de tamanho e forma , os designs das peças entre um e outro fabricante. Modernamente predominam o aço tanto o inoxidável como o recoberto com a prata... E isso tudo é uma beleza... Na próxima vez que você fizer uma refeição, é só observar se o seu talher tem o formato interessante e pense nos mistérios que contém os seus utensílios. E tenha um " Bon appétit"!!!!

Um comentário: